quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A diversificação do parque de obras de infraestrutura

A diversificação do parque de obras de infraestrutura no Brasil vem aumentando de forma constante, essa evolução atinge todos os setores ligados à construção civil, dentre eles o segmento das empresas de engenharia consultiva. 

Estas empresas ofertam serviços de “inteligência” em engenharia, fundamentas para a elaboração e o acompanhamento de Projetos de Engenharia dentro dos parâmetros de tempo, custo e escopo previamente determinados pelo patrocinador do empreendimento. 

Após um período de estagnação dos investimentos em infraestrutura, o Governo Federal lançou em 2007, com duração quadrienal, o Programa de Aceleração do Crescimento, amplamente divulgado e conhecido como PAC. 

Em sua primeira etapa (2007 – 2011) a linha mestre estava centrada na retomada do planejamento e na execução de grandes obras de infraestrutura, focadas em três grandes eixos: logístico, energético e social urbano. 

Nos anos seguintes, o Programa foi reeditado e nomeado como Programa de Aceleração do Crescimento 2, PAC 2, agora com ênfase nos eixos organizados em seis diferentes áreas: Transportes; Energia; Cidade Melhor; Comunidade Cidadã; Minha Casa, Minha Vida; e Água e Luz para Todos. 

As ações do Programa de Aceleração do Crescimento repercutiram em vários âmbitos da sociedade, principalmente no setor da construção civil afetando diretamente nos índices do segmento das empresas de engenharia consultiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário